RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Bibliografia sobre blogs corporativos

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

LIVROS
1. A mídia e a Modernidade – John B. Thompson
2. Blog – revolucionando os meios de comunicação – Octavio Rojas Orduña e outros
3. Blog Corporativo – aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem da sua empresa, Fábio Cipriani
4. Blog Marketing – Jeremy Wright
5. Blog: comunicação e escrita íntima na internet – Denise Schittine
6. Blog: Entenda a Revolução que Vai Mudar no Seu Mundo – Hugh Hewitt
7. Blogs Corporativos Modismo ou Tendência? - Carolina Frazon Terra
8. Blogs y empresa – una aproximación a la vanguardia de la blogosfera corporativa – Enrique Dans
9. Los blogs en la comunicacíon empresarial en España – Javier Celaya e Pablo Herrera
10. Naked Conversations: How Blogs are Changing the Way Businesses Talk with Customers (Hardcover) – Robert Scocle e Shel Israel
11. O conhecimento em rede – Carlos Nepomuceno
12. O mundo é plano: uma breve história do Século XXI - Thomas L. Friedman – Ed. atualizada e ampliada

Teses, dissertações e trabalhos apresentados em congressos
1. GONÇALVES, Márcio. Blogs corporativos: nova ferramenta de comunicação empresarial e/ou uma realidade ainda pouco brasileira. UFF, 2006.
2. Hohlfeldt, Antonio. Teorias da comunicação: A recepção brasileira das correntes do pensamento. Universidade de Passo Fundo, 2007.
3. Terra, Carolina Frazon. Comunicação Corporativa Digital: o futuro das relações sociais na rede. ECA/USP, 2006.
4. TAVARES, Fred. Marca, signo e mito: Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marca_Signo_e_Mito.htm. Acesso em 30/09/2008.

PERIÓDICOS
1. BLOG (definição). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog. Acesso em 16/10/2008
2. BLOG invadiu as empresas. Exame. Edição 840, Ano 39 – nº7. 13/04/05. P.106.
3. BLOGS corporativos. Disponível em http://empreendedor.uol.com.br/?secao=Noticias&categoria=167&codigo=8441. Acesso em 30/09/2008
4. CRESCIMENTO da blogosfera corporativa brasileira em 2008. Disponível em http://www.blogcorporativo.net/2008/09/22/crescimento-da-blogosfera-corporativa-brasileira-2008/. Acesso em 29/09/2008
5. CRESCIMENTO da blogosfera corporativa brasileira. Disponível em http://www.blogcorporativo.net/2007/09/12/crescimento-da-blogosfera-corporativa-brasileira/. Acesso em 29/09/2008.
6. ESTÃO falando bem (e mal) de você – Junte-se a eles. PEGN. Edição 238, Novembro de 2008. P.92.
7. MONTE seu blog e seja visto. (Edição de setembro de 2008) Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Disponível em http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1533833-2991,00.html. Acesso em 24/09/2008.
8. State of the blogosphere. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog%20Acesso%20em%2016/10/2008. Acesso em 18/10/2008.

0 comentários: