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Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Blogs corporativos, o que são

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A estudiosa Carolina Frazon Terra, na sua tese de mestrado ‘Comunicação Corporativa Digital: o futuro das relações públicas na rede’, conceitua do seguinte modo os blogs corporativos:

“Os blogs corporativos são um canal de comunicação entre a empresa e seus públicos que permite uma conversa bilateral e mais informal, pela própria característica do veículo. No mundo corporativo, a ferramenta pode ser explorada como relacionamento, divulgação, endosso de terceiros à reputação e imagem corporativas e diálogo.”

A meu ver, são duas as principais vantagens dos blogs de empresas, vulgo corporativos:

1) fala-se diretamente ao público-alvo da empresa. Ninguém que não goste de carro irá acessar o blog do Línea, por exemplo;

2) O leitor tem a percepção, mesmo que ilusória, de que seu ponto-de-vista está sendo levado em consideração, ou seja, ele passa a ter voz no processo de comunicação, que se torna bilateral, finalmente uma conversa de fato.

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