RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Outra matéria, mais analítica, sobre o tamanho da blogosfera

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Technorati: blogosfera estrangeira atinge disseminação e perfil mais maduro


Saiu a 5ª edição do State of Blogosphere, estudo anual do sistema de busca especializado Technorati sobre a quantas andas a popularização dos blogs no universo que costumou-se chamar de "blogosfera".

Além de uma montanha de números, o State of the Blogosphere 2008 traz como principal indicativo o quão disseminado o ato de blogar se tornou entre um perfil de usuário que passa longe apenas dos mais jovens, principalmente na América do Norte e Europa.


blogs_global
blogs_global

(Em termos globais, a metodologia da pesquisa pode ser questionada, como o faz Raquel Recuero em seu Ponto Mídia, pela baixíssima indexação de blogs fora da tríade "América do Norte/Europa/Ásia" - A América do Sul tem 7% e a África, 0%).

Estatisticamente, os números continuam espantosos e em crescimento - desde 2002, foram 133 milhões de blogs registrados pelo sistema. Desde, apenas 5,5% (ou 7,4 milhões) foram atualizados nos últimos quatro meses. Na média, o Technorati indexa 900 mil posts por dia ou 10,4 posts por segundo.

Demograficamente, a primeira surpresa: os blogueiros são mais educados que a população em geral, com 70% deles com uma graduação e 40% deles com renda anual média de 75 mil dólares. Nada menos que a metade deles têm mais de 35 anos e, sem surpresa alguma, dois terços são homens.



blogs_statO perfil reflete a experiência dos blogueiros ouvidos no setor - metade deles já tinha outro blog e 59% do grupo já blogam há mais de dois anos.

O estudo mostra também que os blogs "pessoais" (com tópicos não relacionados a trabalho) são os líderes, com penetração de 79% do total, com blogs "profissionais" (sobre um setor, mas não apoiado pela responsável pelo emprego) em segundo, seguidos pelos "corporativos" (bancado por uma companhia), com 12%.

blogs_penetracaoVale lembrar que o State of Blogosphere 2008 reflete exageradamente a blogosfera norte-americana, onde a linha que separa o blog de outras ferramentas de publicação de conteúdo, seja ela para jornalismo ou qualquer outro assunto, se tornou praticamente indefinida.

Há o outro lado: o número dos que blogam semanalmente é menor, veja só, do que os que falam esperanto no mundo, segundo o ReadWriteWeb, que indica uma possível desaceleração no setor.

No Brasil, a história é exageradamente diferente, a começar pelos números que mapeiam o setor - a cifra mais confiável vem do Ibope//NetRatings - em junho, foram 11,7 milhões de brasileiros (ou 51% dos usuários domésticos) que passearam pelas plataformas Wordpress ou Blogger.

Ainda assim, a medição da consultoria deixa de fora blogs hospedados em servidor próprio, como a grande maioria daqueles com maior relevância na blogosfera brasileira e não detalha tão especificamente como o Technorati o perfil dos que usam a ferramenta.

O estudo do Technorati se estenderá durante toda a semana, com atualizações neste Idéia 2.0.

http://idgnow.uol.com.br/internet/ideia20/archive/2008/09/23/technorati-blogosfera-estrangeira-atinge-disseminao-e-perfil-mais-maduro/

0 comentários: