RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Tamanho da Blogosfera

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O portal Technorati – a enciclopédia dos blogs – acaba de atualizar seu levantamento sobre o tamanho da blogosfera mundial.

A versão integral do estudo pode ser acessada no link http://www.technorati.com/blogging/state-of-the-blogosphere/

Nela estão disponíveis informações gerais sobre esse universo, como o perfil dos blogueiros, até quais são as principais finalidades de quem cria um blog.

Bem interessante, principalmente para as empresas que querem utilizar esse tipo de estratégia midiática para a divulgação de seus produtos e serviços

Abaixo copio matéria analisando a pesquisa. A versão original da matéria estão disponível em

http://www.adnews.com.br/destaque.php?id=76983

Pesquisa mapeia a "blogosfera" e aponta 133 milhões de blogs na web desde 2002

23/09/08

O portal Technorati publicou, na última segunda-feira (23), a edição atualizada de sua pesquisa "State of Blogosphere", sobre a atual situação dos blogs na rede mundial de computadores. Nela, são constatadas informações gerais, desde a identificação dos usuários que fazem uso da ferramenta aos motivos que os levam a utilizá-la.

Na primeira parte, o portal se dedicou a divulgar os diversos perfis dos blogueiros ao redor do mundo, chegando a um total de 133 milhões de blogs indexados desde 2002. A princípio, considerando que esse tipo de ferramenta é "um fenômeno global", a pesquisa aponta que há blogs publicados em 81 idiomas. Coletivamente, os usuários criam cerca de um milhão de posts diariamente, sendo que metade deles já está em seu segundo blog - alguns alcançaram a marca da oitava página pessoal - e 59% utiliza o serviço há mais de dois anos.

Com diversos infogramas e gráficos ilustrando as estatísticas, o Technorati informa que os blogueiros não são, de forma alguma, um grupo homogêneo, se dividindo em três setores: pessoal (de interesse particular), profissional (sobre seu mercado profissional em blog não-oficial) e corporativo (sobre e para uma empresa). A pesquisa aponta também que, de cada cinco blogs, quatro são de cunho pessoal.

Ainda nesta primeira parcial, o portal indica que dois terços dos blogueiros são homens, 70% possuem nível universitário e 44% são pais. Apesar de ter sido ministrada em inglês, os pesquisadores ressaltam que foram ouvidos usuários de 66 países e foi constatado que a maioria não vive próximo às áreas das grandes metrópoles. Em contrapartida a este dado, nos Estados Unidos, a maior parte dos internautas se concentra na área litorânea de São Francisco, seguido por Nova York, Chicago e Los Angeles. No geral, o estudo mostra, ainda, que os blogueiros norte-americanos possuem maior nível de escolaridade que a população geral da Internet.

Na segunda parte da pesquisa, publicada nesta terça-feira (23), o Technorati informa os motivos dos usuários optarem por ter um blog e o que é veiculado nas páginas. A expressão pessoal e o relacionamento com pessoas que têm as mesmas idéias foram apontadas como as principais razões para blogar, tendo a satisfação pessoal como o grande sinal de sucesso com o blog. Ainda, 42% dos usuários esperam receber retorno financeiro com seus blogs algum dia.

O relatório será detalhado ao longo de cinco dias e indicará como os internautas blogam, como funciona para aqueles que o fazem para obter lucro e, por fim, o espaço dado às marcas na "blogosfera". Para ver e acompanhar o restante da pesquisa, clique aqui.

0 comentários: