RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Pesquisa revela quem é o leitor de blogs no Brasil

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Essa matéria foi publicada no site ‘Baguetes’, na sessão 'Notícias', em 20 de junho de 2008. o original pode ser acessado em http://www.humanblog.com.br/


O Instituto de Pesquisas Qualibest acaba de finalizar um estudo que traça o perfil do leitor de blogs no Brasil. Entre os entrevistados, 12% acredita totalmente e 86% acredita parcialmente nas informações que encontram em um diário virtual.

Já 72% dos entrevistados afirmaram que, por meio dos blogs, já obtiveram informações que ajudaram a formar uma opinião sobre uma marca ou serviço. Mais da metade das pessoas que responderam ao questionário, afirmaram que se lembram de ter visto algum tipo de propaganda em um blog que costumam visitar.

Sobre o índice de visitação aos blogs, 89% já acessou algum, pelo menos uma vez, e a média de acessos diários é de uma para a maioria dos entrevistados, e de duas ou mais vezes, para 25%.

Quanto ao tempo de acesso, 60% afirma que dedica menos de uma hora a cada acesso e 34% gasta de uma a duas horas. Entre os temas preferidos estão curiosidades (18%), humor (15%), internet (10%), seguidos de notícias e tecnologia em geral (9% cada). Apenas 9% dos entrevistados costumam acessar blogs internacionais.

Os sites de busca (48%) e recomendações de outras pessoas (30%) foram as maneiras mais citadas para se conhecer um blog novo. A leitura do conteúdo foi o recurso mais citado (86%) sendo que a maioria dos entrevistados acredita que fotos e vídeos são os recursos mais importantes em um blog.

Ainda sobre o universo dos blogs, apenas 24% dos entrevistados declarou manter um blog próprio na Internet e, desse total, apenas outros 24% disseram que seus blogs lhes proporcionam algum tipo de rendimento.

Foram realizadas 1820 entrevistas, em todo o Brasil, com homens e mulheres, classes ABCD, com idade de 18 anos ou mais, cadastrados no Painel QualiBest.

0 comentários: