No fim da semana entrevistei a Flávia Menicucci, diretora do salão de beleza de luxo Jacques Janine em BH. Ela criou a pouco mais de um mês um blog do salão, que já conta com o site institucional da empresa.
Na conversa, ela revela sua percepção das diferenças entre as ferramentas - blog e site - além da forma que encara essa nova mídia, e da aceitação do público desse canal de comunicação.
O blog irá acompanhar o desenvolvimento do blog, que pode ser acessado no endereço http://jacquesjaninebh.blogspot.com/.
Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista.
Na conversa, ela revela sua percepção das diferenças entre as ferramentas - blog e site - além da forma que encara essa nova mídia, e da aceitação do público desse canal de comunicação.
O blog irá acompanhar o desenvolvimento do blog, que pode ser acessado no endereço http://jacquesjaninebh.blogspot.com/.
Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista.
ESTUDO DE CASO - JACQUES JANINE
Como surgiu a idéia para criação do blog?
A idéia para a criação do blog surgiu da minha necessidade de ter um lugar onde eu pudesse colocar as coisas que acontecem aqui, no Jacques Janine BH, já que a rede JJ é muito grande. São mais de 50 unidades no Brasil e mesmo no exterior. É claro que é impossível que cada um coloque tudo que quer no site institucional. Isso inviabilizaria esse importante canal, mas que possui outros objetivos. Outras duas questões que me levaram a criar o blog: a linguagem e o visual. No site o cuidado tanto com as imagens como com o texto é extremo. No caso do blog, a linguagem é informal e as fotos são do nosso cotidiano. Claro que com qualidade, mas sem o tratamento de imagem convencional que existe num site de empresa, por exemplo.
Quando ele foi criado?
Meados de setembro de 2008.
(quando essa entrevista foi realizada, em 16 de outubro de 2008, o blog tinha cerca de um mês)
Quanto gastou na criação do blog?
Nada. O postei num site que oferece espaço para a criação de blogs gratuitos.
Quem o atualiza?
Eu, Flávia Menicucci, diretora do Jacques Janine Belo Horizonte.
Qual o número médio de postagens?
Isso depende do número de material que possuo naquele determinado período de tempo. Já aconteceu de eu postar cinco textos em um único dia. Mas posso dizer que, em média, insiro um post a cada três dias.
E de comentários?
Como o blog ainda não é conhecido, a maioria dos comentários são de pessoas que freqüentam o salão e possuem relacionamento comigo. Mas a política do blog é responder aos comentários, sem moderá-los, garantindo assim a independência e autonomia que caracterizam esse veículo de comunicação.
Qual seu principal objetivo com a criação do blog?
O principal objetivo foi dar visibilidade aos fatos e novidades dentro do JJ BH. Novos produtos, serviços diferenciados, personalidades... enfim, tudo que envolve nosso dia-a-dia. O blog é uma coisa mais direta, que facilita o contato com o público, que se sente mais próximo e atuante.
Quais as principais diferenças você percebe no blog em relação ao site institucional?
A agilidade é, a meu ver, a principal diferença entre os dois canais de comunicação. Além dela, a linguagem empregada. Eu falo na primeira pessoa e de forma descontraída. Isso faz com que a pessoa que lê o blog se sinta mais próxima do JJ do que quem acessa o site. Os objetivos são distintos.
Como percebe o perfil de quem acessa o blog?
Quando o criei, e assim o mantenho, pensei em fazê-lo para os clientes, para que eles se vejam e possam saber através da experiência de outras pessoas quais são as possibilidades e tendências da moda.
Quanto tempo dedica à sua atualização?
10 minutos por postagem. Com a média de três postagens por semana, são cerca de 30 minutos por semana.
Como o divulga?
Ainda não o divulgo. Mas pretendo disponibilizar um link dentro do site nacional do Jacques Janine. Além disso, dentro do salão, no boca-a-boca. Outra ferramenta que irei adotar para sua divulgação é a adoção de uma promoção de fim de ano no qual a pessoa tenha que se envolver com o blog.
Responde aos comentários?
Respondo. Mas normalmente quando se trata de alguém mais próximo faço isso através de e-mail ou Orkut da pessoa. Mas, caso contrário, respondo pelo próprio blog.
Já conquistou algum cliente somente através do blog?
Como o blog ainda é recente, não. Isso ocorre muito hoje em dia através do site. Mas esse é um dos objetivos com esse canal de comunicação.
Você tem conhecimento de outros blogs similares ao do Jacques Janine?
Não conheço outros blogs nesse nicho de mercado, somente sites.
Como define o que será postado?
A regra básica para definir o que será postado é a novidade ou algum fato mais interessante que ocorra no cotidiano do salão. Além disso, atendendo a uma demanda freqüente do público, sempre coloco maquiagens e editoriais de festa e de noivas.
Como percebe a aceitação do blog junto a seu público-alvo?
A maioria dos que tem acessado tem elogiado, tanto o conteúdo como a linguagem/visual utilizados. Outro ponto sempre comentado é a iniciativa de criação do blog, vista positivamente por todos.
As pessoas comentam sobre o blog dentro do salão?
Comentam. Além disso, uma coisa bem interessante é que os clientes querem aparecer no blog. Em todas as oportunidades, quando solicitei autorização para fotografar/postar, fui autorizada. E sempre gera aquele interesse em ver o resultado posterior. A prática tem sido muito bem aceita, sem exceções.
1 comentários:
O blog tá cada dia mais bacana e mais completo! Parabéns Harley!Além de excelente cabelereira,a Flávia ter criado um blog para o JJ BH só comprova que ela é uma empresária antenada.
Postar um comentário