É cada dia maior o interesse das empresas em criar blogs corporativos. Isso ocorre, entre outros motivos, devido à maior compreensão dos seus diretores das vantagens de se ter um canal direto com o público-alvo da organização.
Mas é necessário cuidado ao adotar-se a opção pela comunicação bidirecional, característica sine qua non dos blogs.
Parte desse planejamento inclui a definição do tipo de blog a ser implantado. Essa decisão depende do público que se quer atingir: funcionário, cliente, fornecedor, mídia, concorrentes...
Basicamente é possível dividir os blogs em quatro grandes grupos. São eles:
1.- Blogs internos
São, como o próprio nome diz, destinados ao público interno da empresa. São usados para que os funcionários conheçam, e opinem, sobre projetos que ainda serão lançados e não estão disponíveis na internet. Substituem muito bem as longas trocas de e-mails, com mais segurança e objetividade.
Um bom exemplo é o blog que o executivo Emilson Alonso, do HSBC, criou. Só é possível seu acesso através da intranet do banco. Através dele Alonso conseguiu uma maneira de de estar mais perto das percepções dos funcionários. Além de algumas questões vividas pela empresa, que puderam ser discutidas sem conhecimento do público externo.
2.- Blogs profissionais
São assim chamados os blogs de empresas que tem como objetivo a divulgação de um produto e/ou serviço. Eles te discutem alguma questão sobre o setor da organização, mas essa é uma função secundária.
Um bom exemplo é o Blog do Linea (http://www.blogdolinea.com.br/), criado pela Fiat antes mesmo do lançamento do carro, usado para tratar de questões que envolvam o carro e seus opcionais.
3.- Blogs corporativos
Estes são blogs que dão um suporte à empresa ou produto. Ajudam as organizações em questões como relacionamento com o cliente e agilizando o feedback. Além disso, com essa ferramenta o portal/site da empresa normalmente tem seu acesso maximizado.
Há diferentes tipos de blogs corporativos, como blogs de produtos, de serviços, que discutam o setor da organização, entre muitos outros. Um bom exemplo é o blog da Claro (http://www.claroblog.com.br/).
4.- Blogs de profissionais/funcionários independentes
São blogs muito parecidos com os corporativos, mas diferem deles por serem escritos por funcionários da empresa e não possuem vínculo com a organização analisada, mas querem discutir a realidade da organização na qual trabalham.
Um dos melhores cases desse tipo de blog é o do funcionário da Google Matt Cutts (http://www.mattcutts.com/blog/generic-malware-debunking-post/).
Agora é só definir a estratégia da empresa e blogar-se.
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