Entrevistei Michelle no início da semana. Ela me contou do sucesso que tem sido o uso do blog para cativar seus clientes – e principalmente conseguir novos. Mais de 80% de sua clientela veio devido ao blog da clínica.
Mais uma confirmação da eficácia desse canal de comunicação para a relação com o público-alvo da organização.
Como sempre, o blog continuará acompanhando o desenvolvimento do blog de Michelle, que pode ser acessado no endereço http://www.michellemarques-tratamentoparaestrias.blogspot.com/.
Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista.
Como surgiu a idéia para criação do blog?
A idéia surgiu da minha necessidade de mostrar o resultado do trabalho da clínica para um público maior. Eu ouvia de muitas pacientes críticas referente ao material de divulgação de outras clínicas e achei que o blog seria um canal mais direto e democrático de divulgar nosso trabalho, já que as pessoas podem ver as fotos, postar comentários, esclarecer dúvidas e mesmo trocar idéias entre si.
O blog transmite uma sensação maior de verdade para quem lê. Lhe dá segurança de que o que está lá corresponde efetivamente à verdade.
Quando ele foi criado?
Ele foi criado há três anos, em novembro de 2005.
Quanto gastou na criação do blog?
Na criação em si não gastei nada. O único custo que tive foi a aquisição da câmera fotográfica, item essencial para o tipo de blog que pretendia criar.
Quem o atualiza?
Eu, Michelle Marques, diretora da clínica.
Qual o número médio de postagens?
Posto em média 10 textos/fotos por semana.
E de comentários?
São em média 10 comentários por dia, além de 30 a 40 e-mails referentes ao que postei.
Qual seu principal objetivo com a criação do blog?
Queria dar credibilidade ao trabalho que desenvolvemos. Além disso, o encaro como um excelente meio de divulgação dos nossos trabalhos, produtos e serviços.
Quais as principais diferenças você percebe no blog em relação ao site institucional?
A pessoa fica à vontade no blog. Sinto que ele é mais pessoal, ao contrário do site, mais impessoal, frio. Vejo o blog como mais próximo do leitor, na medida em que ele quebra barreiras de distanciamento e hierarquia.
Como percebe o perfil de quem acessa o blog?
O público do blog é muito similar ao da clínica: 80% de mulheres, de 13 a 47 anos. A maior diferença se dá entre os comentários. Raras vezes os homens comentam as postagens, preferindo enviar e-mail. Trata-se de ponto a ser considerado.
Quanto tempo dedica à sua atualização?
Cerca de duas a três horas por semana.
Como o divulga?
Ele á auto-divulgado, já que as próprias pacientes o indicam para outras. Além disso, durante o tratamento cito tratamentos similares que já foram realizados e estão postados.
Responde aos comentários?
Sim, respondo a todos. Não no mesmo dia, pois seria inviável, mas te digo que na mesma semana.
Qual o teor dos comentários?
São dois os perfis de quem comenta. Pessoas com dúvidas sobre o tratamento e outras elogiando o resultado obtido.
Já conquistou algum cliente somente através do blog?
Sim. 80% da minha clientela é constituída de pessoas que vieram através do blog, inclusive grupos que fechei em outras cidades. (Atualmente ela atende a grupos em São Paulo e Brasília)
Você tem conhecimento de outros blogs similares ao seu?
Não na área de acupuntura estética.
Como define o que será postado?
Posto normalmente os casos mais sérios e complicados, para que as pessoas possam ver os resultados que podem ser obtidos.
Como percebe a aceitação do blog junto a seu público-alvo?
Acho que ele é muito bem aceito, principalmente pelos motivos que já relatei, de veracidade e proximidade com o púlico-alvo.
As pessoas comentam sobre o blog dentro da clínica?
Sempre. Elas perguntam sobre algum post recente e ainda comentam sobre os comentários deixados lá. Já se criou uma relação entre o público e o blog, quase que pessoal.
Conexão Digital 1144 - O quão as empresas estão dependentes do Whatsapp
hoje em dia
-
Hoje é difícil imaginar uma empresa que não utilize o WhatsApp como canal
direto com seus clientes. O aplicativo, que nasceu como uma ferramenta de
comu...
Há 2 dias
0 comentários:
Postar um comentário