RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Uploading, você ainda fará um (se é que não o está fazendo nesse exato momento)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Recomendo a leitura do livro ‘O Mundo é Plano – uma breve história do século XXI’, do jornalista norte-americano Thomas L. Friedman – ganhador de três prêmios Pulitzer.
Entre outras análises, ele lista dez forças que, na sua percepção, irão abalar o mundo nos próximos anos e décadas. Segundo ele, a mais perturbadora dessas forças será o fenômeno uploading. “O número de pessoas que vão exercitar essa capacidade de estar no jogo e a rapidez com que fizerem isso é que vão determinar o nível de perturbação que o uploading vai causar”, escreve. E logo após conclui: “o número de uploaders ainda é relativamente pequeno. Mas ao passo que os instrumentos para o uploading individual e a colaboração se tornam mais difundidos, e cada vez mais pessoas recebem reações positivas a suas experiências em uploading, estou certo de que cada grande instituição ou estrutura hierárquica vai sentir os efeitos. Você foi avisado.” Essa última frase parece um aviso às empresas ou pessoas que subestimarem e/ou ignorarem o fenômeno blogging.
O uploading inclui a criação de sofwtares de código aberto, projetos de criação e socialização de conhecimento (como a Wikipedia), o podcasting – pelo qual as pessoas podem expor suas experiências e opiniões a todo o mundo por médio de áudio, vídeo ou fotos – e, claro, o fenômeno Blogging.
Confirmando essa tese, dados do portal Technorati - que possui um dos softwares de busca de blogs mais dinâmico e atualizado do mundo – indicam que existem mais de 133 milhões de blogs no mundo e dobra de tamanho a cada 5 meses e meio.
Visando esse “admirável mundo novo”, as empresas também estão blogando, de olho em seus stankholders (públicos-alvos). Mas, claro, não com a mesma intensidade ou eficiência. Hoje, no Brasil, há cerca de 300 blogs corporativos. Isso mesmo, somente 300! A grande maioria das organizações ainda não entendeu a importância dessa ferramenta de comunicação: trata-se da primeira (e única) que tem na ‘conversação’ uma de suas características sine qua non.
Para se ter uma idéia, pesquisa do Ibope/Netratings revela que mais da metade dos internautas brasileiros acessam blogs. E entre os blogueiros, esse índice é de 100%. Ou seja, se me interesso por roupa, vou procurar blogs que falem do tema. E não é justamente esse o cliente potencial – e real – das lojas de roupas?

O Mundo é Plano – uma breve história do século XXI’, de Thomas L. Friedman, editora Objetiva.

0 comentários: