Como expliquei no post anterior (entrevista com Fábio Cipriani) entrevistei algumas figuras de destaque da blogosfera empresarial para uma matéria que escrevi para a revista PQN sobre a importância dos blogs corporativos para uma melhor relação das empresas com seus stankholders.
Hoje posto o papo que bati com a responsável pelo blog do Linea (http://www.blogdolinea.com.br/), a publicitária Ana Brant. Ele conta um pouco sobre a recepção do público com esse novo canal de comunicação da montadora. Entre os pontos relevantes, ressalto a excelente recepção que esse novo canal de comunicação obteve do público. Um exemplo a seguir, sem a menor sombra de dúvida!
Confira a seguir a íntegra da entrevista.
1) O que levou a Fiat adotar essa estratégia de comunicação?
Como o Linea foi o nosso maior lançamento em 2008, quisemos que os consumidores participassem de todo o processo de lançamento de um carro, para conhecer os detalhes e acompanhar o lançamento pelos bastidores, pela visão do time Fiat através de depoimentos e conversas com quem desenhou, realizou e construiu este novo produto. A proposta foi mostrar para os clientes, através de textos, fotos e vídeos, como são os bastidores da concepção de um novo projeto de automóvel. Do dia 18/08 até o dia 18/09, que foi o lançamento do Linea, foi postada 01 notícia por dia, que revelava um pouco sobre o carro.
2) O que esperavam obter de retorno quando da sua criação? Conseguiram esse objetivo?
Esperávamos criar expectativa e buzz sobre este lançamento e conseguimos. O primeiro post, no dia 18/08, foi o depoimento do , C.Belini – Presidente da Fiat Automóveis, e o vídeo dele neste dia foi o 3º mais visto no Brasil no Youtube. Os números de acessos e de comentários que recebemos no Blog foram muito bons e mesmo não postando mais as notícias diárias, continuamos com uma audiência muito boa.
3) A empresa pretende criar blogs de todos os carros que lançar?
Tivemos a primeira experiência com o Linea e foi muito positiva. É uma ferramenta que vamos pensar para os próximos lançamentos.
4) Quanto custou a criação desse blog?
Não podemos falar de investimentos, mas garanto que é uma iniciativa com um custo irrisório perto do retorno.
5) Qual é, a seu ver, a eficiência esperada e qual a alcançada?
Pelos números que temos, sabemos a eficiência e o resultado que alcançamos. Foram postadas 43 notícias, tivemos 1.323 comentários, 76.401 visualizações dos vídeos e 88.103 visitas ao blog do Linea.
6) A Fiat mantém algum blog corporativo direcionado especificamente ao seu público interno?
Existe um canal direto na Intranet, o “Fale com o Presidente”, que pode ser usado por qualquer funcionário ou estagiário.
7) Na sua percepção, o consumidor da empresa recebeu bem o blog do Linea?
Pelos comentários que recebemos e pelos números de acessos, o blog do Linea foi muito bem recebido e teve uma ótima repercussão. Acredito que para os consumidores, ter esta experiência de participar e acompanhar o lançamento de um carro foi muito bacana, fez com que eles também fizessem parte deste lançamento.
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