RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Matéria sobre blogs corporativos

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Estou redigindo uma matéria para a revista PQN sobre a importância dos blogs corporativos para uma melhor relação das empresas com seus stankholders.
Para melhor compreensão desse universo, entrevistei os executivos de algumas empresas que adotam tais ferramentas e também estudiosos do assunto, entre eles Fábio Cipriani, autor do livro 'Blog Corporativo' e master of Science in Wireless Systems pelo Politecnico de Turim, na Itália. O seu blog, sobre o tema, é um dos listados ao lado. Vale a pena acessa-lo!
Segue abaixo a íntegra da conversa que tivemos. Muito esclarecedor seu ponto-de-vista sobre a relevância e importância de se criar um blog corporativo. Mas, como ele mesmo afirma, sua criação deve vir acompanhada de muito estudo e planejamento, para que ele não se torne um problema para a empresa.

ENTREVISTA COM FÁBIO CIPRIANI

1) Qual seria, na sua percepção, o momento decisivo para que os blogs fossem assimilados como peça importante na estratégia comunicacional das empresas?
Primeiramente é obrigatório que as empresas entendam que o consumidor está usando a internet e as novas formas de se conectar com amigos e outras comunidades para trocar informações sobre diversas coisas, entre elas a experiência de consumo de um produto ou serviço. O ponto de mudança está no exato momento que as empresas percebem que o consumidor não é mais o mesmo e que está, mais do que nunca, disposto a dialogar com alguém de dentro de uma organização, seja para resolver suas dúvidas ou simplesmente dar um feedback.

2) Como, nos seus estudos, percebe a movimentação desta nova ferramenta nas empresas?
Desde o lançamento do meu livro em 2006 as empresas passaram a conhecer melhor a ferramenta, mas ainda existe muita falta de informação entre empresários e executivos. Essa falta de informação faz com que o estabelecimento de novos e modernos canais de comunicação fiquem para um segundo momento. Hoje temos cerca de 280 blogs de empresas entre pequenas, médias e grandes. A adoção vem crescendo rápido e tem muito espaço aberto para novas e criativas formas de se engajar com o consumidor.

3) O que é mais observado quando uma organização pensa em construir um blog? Elas observam a coisa certa? Se não, o que deveria ser observado?
A maior questão eu acredito ser o tema e quem vai escrever os posts. Isso é importante porque é o ponto central que vai determinar o sucesso ou insucesso da iniciativa.

4) Quanto custa a criação de um blog para as empresas?
Existem dois custos: o de implementação da ferramenta e o de manutenção. A ferramenta em si você pode encontrar de graça na rede, seja em websites de hospedagem ou seja no fornecimento da plataforma. O grande custo, porém, vem da dedicação dos blogueiros em escrever, responder comentários e monitorar os impactos do blog e do nome da marca no mercado. Esse custo pode variar de acordo com a realidade da empresa. Particularmente eu gasto cerca de 10 horas semanais para escrever posts e monitorar o que tem sido falado sobre blogs corporativos no mercado. Assim, qualquer empresa poderá calcular o custo baseado no custo por hora de um funcionário experiente.

5) Qual é, a seu ver, a eficiência esperada e qual a alcançada?
As empresas normalmente esperam aumento nas vendas, puro e simples. Eu diria que esse aumento pode ocorrer por conseqüência de um melhor relacionamento com o cliente ou pelo fato de ela estar mais exposta ao mercado com o blog corporativo. Mas existem outros benefícios que contribuem para um melhor posicionamento da marca como a descoberta de novos mercados a serem explorados e o posicionamento de executivos como líderes da indústria que atuam.

6) Quanto movimenta em termos de valores este mercado?
É difícil descrever porque todos os dias temos novas empresas se aventurando no mundo dos blogs corporativos. Existem diversas agências de comunicação capitalizando em cima do blog corporativo por meio de ofertas de criação e manutenção da ferramenta em nome da empresa contratante.

7) O consumidor recebe bem um blog corporativo?
Eu sou consumidor e recebo o blog de uma empresa como uma tentativa de se aproximar comigo. Mas só tenho a sensação de estar sendo escutado quando meus comentários são respondidos e o blog é escrito por alguém de verdade, com nome e foto. Aí sim podemos dizer que estamos humanizando a empresa.
A mídia fala bastante em blogs corporativos, mas o consumidor em geral só vai se sentir à vontade se aquele blog condizer com o que ele espera da empresa, se ele é muito fã da marca ou se estiver procurando soluções ou novas idéias e encontrá-las num blog corporativo. Entre outras palavras, um blog só funciona se o consumidor ver alguma vantagem ao acompanhá-lo.

8) Quais empresas brasileiras estão investindo pesado nesse tipo de estratégia? Por que acha que esse nicho foi o pioneiro? Por outro lado,que ramo(s) da economia ainda sequer iniciaram o 'desbravamento' desse campo?
Empresas de internet, software e serviços de TI, são as que mais possuem blogs corporativos. Agências de comunicação, marketing e publicidade também. Isso porque o blog é intimamente ligado aos produtos eferecidos por essas empresas.
Fora dele já temos empresas blogueiras do ramo de imóveis, varejo, indústria automobilística, entre outras. A última grande entrada, e que na minha opinião era a que estava faltando, foram as operadoras de telecomunicações que costumam ser as grandes vilãs do consumidor liderando nas reclamações pelos PROCONs do Brasil.

9) O blog corporativo está substituindo o e-mail marketing?
O e-mail marketing vem sempre acompanhado de um grande fantasma chamado spam. As empresas exageram no momento de usar o e-mail marketing em campanhas, elas não se contentam com a base de clientes que concordou explicitamente em receber novidades via e-mail. Com o consentimento do cliente não vejo porque um vai substituir o outro. Mesmo um blog corporativo pode oferecer assinatura dos seus posts via e-mail. O que pode, sim, matar o e-mail marketing no futuro (não os spams) são os feeds RSS, esses são a melhor forma de a empresa divulgar novidades direto para aqueles clientes que realmente querem receber alguma coisa. Nos feeds não tem como a empresa empurrar mensagens para clientes que não estão interessados no que ela tem para oferecer.

1 comentários:

Ewerton Martins disse...

O que são stankholders? Os diversos públicos de uma empresa? Não conheço o termo.