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Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Alguns mandamentos da Blogosfera Corporativa

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nos meus estudos sobre o tema blog corporativo, consegui reunir alguns tópicos ressaltados por todos os autores no que diz respeito ao tema. Alguns mandamentos precisam ser sempre respeitados, sob risco de a empresa ir ‘queimar no inferno da Blogosfera’.

Segue a breve listagem. Se esses pontos forem obedecidos, o blog da empresa tem tudo para ser, no mínimo, respeitado pelos clientes e parceiros da instituição.
Agora, se algum desses pontos não puder ser respeitado pela empresa – por qualquer motivo – esqueça. Pense em outro meio de comunicação, pois o blog pode – e IRÁ – se tornar um calo no pé da organização.

- Fale sempre a verdade
Um blog de uma empresa só tem força quando é autêntico. Mentiras, por mais bem contadas que sejam, são desmascaradas mais rapidamente na Blogosfera do que em qualquer outro meio. Além disso, os blogueiros não são de perdoar um ‘equívoco’ da organização. Normalmente são implacáveis com organizações faltem com a verdade. É melhor não arriscar a reputação da organização com uma estratégia de ludibriar seus clientes, reais e em potencial.

- Abra espaço para comentários
A principal característica da Blogosfera, que a diferencia de todos os outros meios de comunicação é sua comunicação bidirecional. E ela se dá através dos comentários. Um blog não é um blog se não puder ser comentado. E mais. Se esses comentários não forem respondidos a contendo.

- Seja informal
O meio blog não deve ser entendido como um local para se postar comunicados, releases ou mensagens institucionais da empresa. Ele é um meio de diálogo. E justamente por essa característica ele deve ser informal. Por favor, não confunda informal com irresponsável. Isso seria o fim. Informal quer dizer que as mensagens devem ser diretas, curtas, sem rodeios e com clareza suficiente para passar a mensagem que se deseja naquele momento. Isso permitirá que os comentários se proliferem e que a organização passe a ter voz na Blogosfera.

- Mantenha o blog atualizado
A Blogosfera é instantânea. Não há veículo mais imediato do que o blog. Essa é uma das principais características dos blogs, e um dos motivos do seu sucesso. Um dos pontos que devem ser pensados antes de criar-se um blog é a freqüência de atualização. Manter um blog com mensagens antigas é pior do que não ter um.

Ainda essa semana irei postar aqui as principais vantagens da criação de um blog corporativo. Não percam!

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