RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Por que as pequenas empresas devem blogar?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ainda me causa certo espanto quando me deparo com entrevistas, matérias e/ou artigos nos quais ‘especialistas’ afirmam que as mini e micro empresas não têm porque blogarem-se.
Penso justamente o contrário. São elas, ou deveriam ser, as primeiras a criar espaços de relacionamento com o cliente/parceiro/fornecedor/distribuidor, etc.
As grandes organizações possuem, além de seu blog, uma gama quase ilimitada de canais de comunicação com seus públicos. O contrário se vê quando pensamos nas micro e mini-empresas.
Então, o que tanto elas esperam para blogar? Acho que são três os fatores inibidores desse movimento. Em primeiro lugar, a desinformação sobre as ferramentas existentes na web que facilitam a criação e manutenção de um blog.
Em segundo lugar, o medo de não ter ‘o que falar’. Ora, toda e qualquer empresa - e empresário - possui experiências que podem, e devem, ser levadas a público para enriquecer o diálogo dentro do setor. Isso se chama se tornar referência num determinado nicho de mercado. Se atentem para as oportunidades que essas organizações estão desperdiçando.
E, por fim, mas não menos importante. O terceiro fator inibidor se chama medo de ser criticado. Esse temor só existe nas organizações que conhecem minimamente as regras da Blogosfera. E a principal delas se chama bidirecionalidade da informação. Ou seja. Eu, empresa, digo o que quero. Mas também sou obrigada a ouvir tudo o que dizem a meu respeito. Esse medo não se justifica desde que a empresa não tenha nenhum caso nebuloso em seus ‘arquivos’. Essa é, na verdade, uma das vantagens dos blogs corporativos, como ressaltei num post anterior. Fala-se diretamente com quem se deseja na Blogosfera, justamente com seu stankholder.
Empresas, bloguem-se! Para o seu próprio bem e futuro dos negócios.

0 comentários: