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Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Entrevista sobre blogs corporativos com Carolina Terra

terça-feira, 3 de março de 2009

Conversei uns dias atrás com a Carolina Terra, RP especializada em blogs empresariais, autora do livro 'Blogs Corporativos - modismo ou tendência?.
Queria colher um depoimento dela para a matéria sobre blogs corporativos que fiz para a revista PQN. Aproveitando. A publicação está na fase final de edição de deve estar na rua logo, logo. Assim que tiver notícias, aviso aqui.

Abaixo os melhores momentos do papo com a Carol.


1) Qual seria, na sua percepção, o momento decisivo para que os blogs fossem assimilados como peça importante na estratégia comunicacional das empresas?
A partir do momento em que a internet deixou de ser apenas um veículo de entretenimento adolescente e passou a ser ferramenta importante no mundo corporativo. Podemos dizer que em meados de 2000 isso aconteceu aqui no Brasil com mais força. Porém, os blogs ganharam corpo por volta de 2004, 2005.

2) Como, nos seus estudos, percebe a movimentação desta nova ferramenta nas empresas?
Percebo que muita gente vem aderindo. Uns por modismo, para pegar carona na tecnologia e outros porque realmente tem algo de relevante para falar com os seus públicos. Esses últimos, sim, fazem a diferença.
Porém, insisto: não é toda empresa que pode ou deve ter um blog corporativo. A cultura participativa, de resposta, de participação, de coletividade deve estar imbricada nos valores da empresa.

3) O que é mais observado quando uma organização pensa em construir um blog? Elas observam a coisa certa? Se não, o que deveria ser observado?
As organizações devem observar se têm algo relevante para ser dito, se existe uma audiência interessada em ouvi-la, se é necessário lançar mão de um blog ou de outra ferramenta, se os diálogos sobre ela na rede comportam um blog, se tem um executivo ou um profissional que saiba/queira blogar, se a organização dispõe de tempo para responder a todas as interações e, mais importante, se está disposta a ouvir tudo o que as pessoas têm a dizer dela.

4) Quanto custa a criação de um blog para as empresas?
Depende muito. Depende do sistema contratado, do profissional contratado, da tecnologia disponível, do layout... pode sair de graça, por um wordpress ou blogspot e um profissional interno, como pode custar uma pequena fortuna se uma empresa subcontratar uma agência para isso.

5) Qual é, a seu ver, a eficiência esperada e qual a alcançada?
A eficiência que deve ser esperada de um blog é a interação, o engajamento dos usuários, a imagem e percepções positivas, aumento dos contatos postivos, do boca-a-boca positivo, e até aumento de vendas, se o blog ajudar nos esforços comerciais. O que se alcança depende do quanto a empresa se engaja, se envolve com as suas audiências e as estimula.

6) Quanto movimenta em termos de valores este mercado?
Não saberia te precisar isso.

7) O consumidor recebe bem um blog corporativo?
Se for um blog relevante e de interesse dele, SIM, por que não? A chave é ser relevante, agregar algo para o seu consumidor. Simplesmente lançar um blog porque está na moda ou porque pega bem não são desculpas.

8) Quais empresas brasileiras estão investindo pesado nesse tipo de estratégia? Por que acha que esse nicho foi o pioneiro? Por outro lado,que ramo(s) da economia ainda sequer iniciaram o 'desbravamento' desse campo?
Aqui no Brasil, o blog da Tecnisa, do MercadoLivre, do presidente do HSBC para seus funcionários, do atacadista de Ribeirão Preto DoceShop foram os pioneiros na adoção da ferramenta. A indústria da tecnologia no geral adere primeiro e começa a fazer uso pelo caráter mais próximo que as ferramentas da web têm. Ramos que ainda não desbravaram? Varejo tradicional ainda engatinha na área da web 2.0. São mais tradicionais e resistentes e preferem apostar em mídia tradicional. Talvez esse cenário se modifique nos próximos cinco anos.

9) O blog corporativo está substituindo o e-mail marketing?
Não. As ferramentas se complementam, encontram o seu nicho de atuação e de audiência e dificilmente há canibalização, a meu ver.

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