RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Jornalista analisa em livro profissão de assessor de imprensa e relevância crescente dos blogs

terça-feira, 26 de maio de 2009

No próximo dia 02, o jornalista Rodrigo Capella lança seu mais novo livro: “Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia”. Elaborado sob a supervisão da professora-doutora Marli dos Santos, o título lança luz e atualiza o papel do jornalista enquanto assessor de imprensa. Temas como procedimento de relação com os repórteres, relevância e veracidade das informações repassadas e o famigerado jabá são abordados com clareza por Capella. Por isso mesmo, os blogs tem cada dia mais papel relevante nesse cenário.


A crescente importância dos blogs é relatada pelo jornalista. Em dado momento do livro ele afirma que





Faz-se necessária a utilização da ferramenta digital, para divulgar informações institucionais internas e externas. Nesse contexto, um site, blog, boletim ou intranet têm sido as alternativas eficazes. A Assessoria de Imprensa tem uma participação muito importante nessa estrutura, afinal “o site torna-se um indispensável referencial de consulta para qualquer um que queira obter informações sobre uma pessoa, entidade ou organização – inclusive, os jornalistas” (Kopplin; Ferraretto, 2001, p.115)





Mais uma constatação do crescimento do valor da blogosfera empresarial e jornalística embasada por uma exaustiva pesquisa empírica, empreendida pelo jornalista nos últimos anos.


Capella promete total interatividade com o autor, participação num chat, e com a possibilidade de ver as apresentações e conversas via webcam. Quem quiser participar do lançamento virtual, basta acessar o link http://www.ustream.tv/clubedeautores na próxima terça-feira, das 18h30 às 20h30. Eu vou!

0 comentários: