RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Novo (velho) uso dos blogs corporativos

domingo, 7 de junho de 2009


Há muito tempo as empresas descobriram as vantagens de se criar um blog. Entre as principais vantagens estão a possibilidade de estabelecer conversação com seus stakeholders sem intermediários. Mas muitas outras podem ser enumeradas, como as que listei algum tempo atrás.

Mas o que me espantou na última semana foi o novo uso que a Petrobras passou a dar aos blogs. Na verdade o que ela fez foi usar os blogs como muitos usuários os utilizam, ou seja, como plataforma para se manifestar sobre um tema de seu interesse. No caso do blog ‘Fatos e Dados’ a companhia pretende se posicionar sobre as discussões que surgirem naComissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada no Senado, que se destina a investigar contratos e patrocínios (coitado do Flamengo!) da estatal do petróleo.

De acordo com uma nota da empresa, o público vai encontrar informações, números, conteúdos complementares, além de indicação de sites relacionados aos temas. A empresa abre também a possibilidade para comentários e enquetes. A ideia é identificar novos assuntos a serem tratados e conhecer opiniões.

Na nota, a empresa destaca que “a abertura deste canal de comunicação ressalta a atuação socialmente responsável da Petrobras em respeito aos seus públicos e à sociedade, além de reiterar o compromisso da companhia com a transparência”.

Vamos acompanhar para ver se esse espaço será somente um espaço de informação ou um balcão de revide à CPI. É esperar pra ver.

2 comentários:

Críssia Paiva disse...

Parabéns Harley pelas sempre informações "saídas do forno", aumentando ainda mais a credibilidade e a importância do seu espaço on line.

Somente hoje que ouvi na rádio Guarani esta informação. Confesso que depois que vi esta sua postagem, me senti um pouco atrasada! hehehe...

Um abço. Se cuida! Paz e bem!

Ewerton Martins disse...

Eu também, meu velho, só me deparei com esse caso hoje. Obviamente, já produzi meu post. Amanhã publico. Depois dá uma lida lá. O trem esquentou na net à esse respeito. Noblat, Nassif, O Globo, Folha e outros blogueiros estão se manifestando enfaticamente.