RSS2.0

Nesse espaço busco analisar a relação que se estabelece entre as organizações e a blogosfera. É realmente interessante agregar esse meio de comunicação à estratégia comunicacional das empresas? Como elas podem utilizar melhor os blogs para falar aos seus públicos-alvos? Além disso, pretendo postar aqui notícias, entrevistas e cases que possam servir de base para os interessados no assunto. E sugestões serão sempre bem-vindas.

Blog da Petrobras cede à pressão e muda sua relação com a imprensa

sexta-feira, 12 de junho de 2009


Nunca antes na história desse país um blog corporativo deu tanto o que falar como o ‘Fatos e Dados’, espaço criado pela Petrobras e que tem sido objeto de análise blogosfera afora. Eu mesmo, no meu último post, analisei sua criação.

Mas hoje quero analisar tão somente a relação do blog com a imprensa tupiniquim. É que esse ponto é o que mais tem gerado críticas ao blog. É que a estatal - pergunta importante: esse substantivo ainda pode ser usado como sinônimo nesse caso? - havia definido como ‘política editorial’ divulgar todas as perguntas e respostas que lhe fossem feitas pelos órgãos de imprensa. Ou seja, se o jornal de Ouro Branco (sic!) lhe questiona sobre o aumento da CIDE (imposto que incide sobre os combustíveis), ela publicava mesmo antes da publicação do jornal todas as questões levantadas. Isso causou diversos efeitos colaterais, entre eles o fim da exclusividade de informações e mesmo tornando públicos temas que só seriam tratados pela mídia no dia seguinte.

Vendo que exagerou na dose, a empresa – esse sim me parece ser o sinônimo mais apropriado – anunciou que passará a respeitar ao menos a publicação das matérias. Ou seja, a partir de agora, passará a divulgar os questionamentos da imprensa e as respostas que deu a eles à 0h do dia previsto para a publicação da reportagem.

Abaixo, a íntegra de seu posicionamento, disponível também no link:

Continuaremos a dar transparência do relacionamento da Petrobras com a imprensa, a postar análises do que for publicado sobre a Companhia, respeitando todas as opiniões sem nos furtar de emitir as nossas. Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da Companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta das 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista.

Se o objetivo da Petrobras – chega de sinônimos – era "aumentar a transparência" da empresa, como anunciou seu presidente, o petista José Sérgio Gabrielli, acho que agora sim ela começa a se relacionar da forma ideal com o mercado jornalístico. É como diz meu velho pai: “Se cada macaco ficar no seu galho, ninguém se machuca e todo mundo fica feliz”.

Continuemos acompanhando, o que de longe já é o caso mais inusitado – e por isso mesmo interessante – da blogosfera empresarial brasileira.

0 comentários: